Aplicativos off-line podem ser uma ajuda extra na comunicação
Dentro do mundo digital são
inúmeras as atrações: sites, redes sociais, vídeos, músicas,
aplicativos, entre outros. Recursos que fazem os usuários passarem
grande parte do dia conectado, sem enjoar de “internautar”. O mundo
virtual está presente no nosso cotidiano, postamos mensagens,
compartilhamos fotos, pagamos contas, conferimos o extrato bancário,
tudo por meio do canal on-line, seja pelo computador, smartphone ou
tablet.
Com o passar do tempo, os carros
evoluíram, a tecnologia avançou e a comunicação, por sua vez, seguiu
todo este contexto. Tem sido assim ao longo dos anos e essa continua
sendo a tendência para os próximos. Em um país em que mais da metade da
população vive conectada e a internet nem sempre suporta toda essa
demanda, aplicativos que também funcionam off-line são as grandes
apostas do mercado de desenvolvimento.
Por exemplo, se um consumidor está
realizando um atendimento com um contact center via aplicativo e a
conexão se encerra inesperadamente, todo o histórico da conversa precisa
ser armazenado, mesmo aquelas informações que não foram enviadas e que
vão chegar ao destinatário apenas quando a conexão for reestabelecida.
Esse é um dos desafios do setor, que visa oferecer avanços inimagináveis
que melhorem o dia a dia e a comunicação dos usuários, mesmo sem estar
on-line.
Outro nicho que já apostou no off-line é
o de viagem. O usuário pode carregar o conteúdo e acessá-lo
posteriormente sem precisar estar com o 3G ou Wi-Fi ativado. Osgames
também se enquadram nesta modalidade. Permitem que os interessados
joguem mesmo sem conexão, ficando restritas apenas algumas funções que
não prejudicam a funcionalidade do app.
Algumas empresas de distribuição
oferecem esta comunicação off-line. Quando um fornecedor precisa enviar
de seu aparelho móvel informações sobre a solicitação do consumidor para
a central de pedidos, ele não fica mais dependente do funcionamento da
internet. Se ela for interrompida, nada se perde. E assim que voltar a
conexão, o atendente irá receber todos os dados cadastrados
automaticamente. Isso otimiza os processos e dá mais segurança no
trabalho, pois, atualmente, a maioria das empresas atuam com os gagdets.
E isso só tende a crescer. O Gartner já prevê que mais de 50% dos
usuários usarão tablets ou smartphones para todas as atividades até
2018. Essa é a tendência.
O Instituto de pesquisa britânico
Loudhouse divulgou um estudo que aponta que 80% dos consumidores querem
uma resposta em até 12 horas após solicitarem informação por e-mail e
79% tem expectativa de serem atendidos em até duas horas após se
comunicarem pelas redes sociais. Exigências que fazem os desenvolvedores
correrem atrás e buscarem alternativas para suprir a necessidade do
público. Se os sistemas funcionam off-line fica muito mais fácil e
rápido interagir com os consumidores. Por isso, o setor de tecnologia
tem se empenhado cada vez mais em desenvolver apps que funcionem mesmo
quando a internet não está acessível. Essa é aposta para os próximos
anos. Vamos acompanhar!
Nenhum comentário:
Postar um comentário