quarta-feira, 15 de junho de 2016

APPLE WWDC 2016: Apple apresenta iOS 10, macOS, WatchOS 3, entre outras novidades

Por  | 

O WWDC é o maior evento da Apple organizada a pensar nos programadores que se iniciou ontem e hoje trazemos todas as novidades.

Como costuma acontecer neste evento, a Apple focou-se nas novidades de software e nas novidades para programadores e, assim, as novidades são as novas versões dos sistemas operativos.
Já se espera um sucessor ao Apple Watch há algum tempo, mas a Apple não tem baixado os braços no desenvolvimento do sistema operativo para o relógio. Com a terceira versão do watchOS, podemos considerar que o relógio finalmente receberá a atualização que o tornará um gadget apetecível.

Como seria de esperar e já havia rumores que indicavam nessa direção, o Apple Watch será mais independente do iPhone, com aplicações mais rápidas, com melhores funcionalidades e tornará o relógio 7 vezes mais rápido, segundo a Apple.

As configurações são mais personalizadas, estão mais acessíveis e é introduzido o que a Apple chama de Dock, onde terá um menu de aplicações favoritas e usadas recentemente pelos utilizadores.
Uma outra novidade é o SOS, que permitirá telefonar diretamente para o número de socorro (112 na Europa), sem ser necessário digitar os números, e manda notificações para os contatos de emergência do utilizador.

MACOS SIERRA

Para os computadores, a Apple também anuncia novidades que começam logo no nome, deixa de ser OSX, para macOS, como rumores já tinham indicado. A próxima versão do sistema operativo para Macs é macOS Sierra.
Uma das novidades expectável é a chegada do assistente Siri ao mac. A Siri não será apenas um assistente de voz, mas também permitirá pesquisar internamente à procura de ficheiros e poderá processar pedidos mais complexos, como um período de tempo em que um documento foi usado.
Outra novidade muito aplaudida na próxima versão é o “auto-unlock”, que é a possibilidade de ligar o computador e ele aceder automaticamente ao ambiente de trabalho, já que deteta que o iPhone ou o Apple Watch está perto, ao estilo do que já acontece com os smartphones Android, com uma pulseira perto. Há também um Copy-Paste universal, já que poderá ser feito entre os vários dispositivos da Apple.
Outra grande novidade é a integração do Apple Pay no Mac, que poderá comprar online através do Safari e depois apenas terá que confirmar no seu iPhone através do sistema biométrico. Além disso, o sistema de pagamentos da Apple chegará à Suíça, Hong-Kong e França.
A atualização será gratuita para MacBooks e iMacs lançados a partir de 2009 e MacBooks Air e Pro e Macs mini e Pro lançados a partir de 2010.

IOS 10

A nova versão móvel da Apple é a que tem mais novidades, não com um redesign, mas com novidades que há muito se esperava. Finalmente, a Apple disponibiliza os widgets no ecrã de bloqueio do iPhone, mas também há melhorias no ecrã de notificações, agora com acesso e vídeo e outras informações, em ambos os ecrãs. Também poderá utilizar o 3D Touch nestas áreas, bem como haverá mais funcionalidades possíveis para esta tecnologia.
A Siri será aberta aos programadores e, assim, permitirá uma maior utilização da assistente por voz. Além disso, o assistente virtual estará presente em mais áreas do sistema operativo e até permitirá enviar mensagens através do Siri em outras apps, como o WhatsApp.
Nas fotografias também há novidades, com o reconhecimento facial, um sistema de pesquisa mais completo e uma seção chamada de Memórias. Nesta seção, serão criados vídeos com as fotos e vídeos guardados no nosso equipamento, ao estilo do HTC Zoe.
O Apple Music e o Apple News terão um redesign da aplicação que a tornará mais intuitiva para o utilizador, enquanto o Apple Maps será aberto aos programadores e permitirá, por exemplo, pedir um carro no Uber e pagar com Apple Pay, sem ser necessário abrir outras aplicações.
O iMessage é uma das aplicações que mais novidades terá, já que terá mais animações, mais emojis, mais e melhores efeitos. Além disso, esta aplicação também será aberta aos programadores e será possível interagir a mesma com outras aplicações.

TVOS

A tvOS também terá novidades, com uma melhor integração da Siri e com melhores resultados da mesma. Um exemplo é a possibilidade da Siri “ver dentro das apps”, isto é, é possível pedir à Siri para procurar um vídeo no Youtube.

A aplicação iOS Remote foi atualizada e permitirá um controlo remoto através do smartphone equiparado ao comando da Apple TV.
A Apple também anunciou mais aplicações para a tvOS, como o Fox Sports Go, Molotov, Sling, NBA 2k, MineCraft Story Mode e o SketchParty.
A tvOS também será mais aberta aos programadores e permitirá aos mesmos implementar funcionalidades às suas aplicações até agora limitadas a aplicações de origem.
Fonte: http://www.tecnologia.com.pt/2016/06/wwdc-2016-apple-apresenta-ios-10-macos-watchos-3-outras-novidades/

Nenhum comentário: