terça-feira, 14 de fevereiro de 2017

Análise OnePlus 3T: um topo de gama de qualidade


 
O smartphone Oneplus 3T é a ultima versão que a empresa chinesa Oneplus lançou no mercado e como ja vem sendo habito traz nos alguma novidades em termos de tecnologia aliada a preços bastante competitivos que muito dificilmente conseguem ser equiparadas por outras empresas do género.

O oneplus 3T é um smartphone equipado com um processador snapdragon quad-core 821 com 6 GB de memoria RAM e com capacidade de 64 ou 128 GB de memoria interna consoante o equipamento adquirido pelo o comprador.

Análise OnePlus 3T em vídeo

Especificações e acessórios

  • Dimensões: 152.7 x 74.7 x 7.4 mm
  • Peso: 158 g
  • Sistema Operativo: Oxygen OS 4.0.2, Android 7.0 Marshmallow;
  • Ecrã: 5,5” Full HD; 2,5D
  • Câmara Traseira: 16MP, f/2.0, OIS, LED Flash
  • Câmara frontal: 16 MP, f/2.0
  • Processador: Qualcomm Snapdragon 821, quad-core (2×2.35 GHz Kryo e 2×1.6 GHz Kryo)
  • GPU: Adreno 530
  • Memória RAM: 6 GB;
  • Armazenamento interno: 64 GB (Sem MicroSD)
  • Dual SIM
  • Ligações: jack 3,5 mm jack
  • Sensores: impressões digitais; sensor de brilho; sensor de luz ambiente;
  • Conetividade: Wi-Fi 802.11 a/b/g/n/ac, Wi-Fi Direct, DLNA, hotspot
  • GPS: A-GPS, GLONASS, BDS
  • NFC
  • Bluetooth 4.2;
  • USB Type C
  • Bateria: 3400 mAh de capacidade;
 

A OnePlus equipou  o OnePlus 3T com um processador quad-core Snapdragon 821 com dois núcleos de 2,35 GHz e dois de 1,6 GHz, 6 GB de RAM e 64 que segundo a Qualcomm promete uma melhoria de 10% em performance e 5% em bateria em relação ao antecessor Snapdragon 820 do OnePlus 3.

Em termos de acessórios, conta com o cabo USB-USB tipo C e um carreador de parede com tecnologia de carregamento rápido Dash. Infelizmente, esta unidade vinha com o carregador de parede com tomada asiática, mas nada de um adaptador não possa resolver.

Design e Ecrã

O Oneplus 3T é um smartphone com um tamanho de 157.7X74.7X7.35mm e com um peso de apenas 158g que tendo em conta o tamanho do mesmo é bastante leve verificando se uma melhoria no design em que as bordas do equipamento são curvas, adaptando-se por isso a palma do utilizador, pese embora que o material usado na construção do mesmo deixe o equipamento ligeiramente escorregadio o que aconselho a adquirir uma capa.

 

Na parte frontal temos os sensores de luminosidade, a câmara frontal e o sensor de impressões digitais, em cima não há nada, enquanto na parte de baixo temos a coluna, o jack para auriculares eo USB-C. Do lado direito temos o botão de ligar/desligar e o compatimento para o SIM, enquanto do lado direito temos os botões de volume e um botão que desliza para escolhermos entre três modos: Normal, Não incomodar e Silencioso. Uma outra funcionalidade que é bastante util será o led ao lado da câmara frontal que se acende (a cor do mesmo poderá ser alterada consoante o a escolha do utilizador) cada vez que existir uma notificação.

  Continuo a achar que a saliência da câmara, na parte traseira do equipamento, é um ponto negativo destes equipamentos e espero que seja um problema que comece a ser resolvido em breve pelas fabricantes de smartphones.
O OnePlus 3T tem um ecrã AMOLED sendo a resolução de 1080×1920 pixeis, oferecendo por isso cores mais saturadas que os ecrãs convencionais. Existem aplicações bastante interessantes como brilho adaptável para as condições de luz ambiente, calibração de cores e modo noturno.

Como seria de esperar, o ecrã tem bons ângulos de visualização e mantém um excelente desempenho mesmo com luz diretamente no ecrã.

Desempenho

Como seria de esperar de um smartphone com estas características, é muito fluído e funciona muito bom em todas as tarefas realizadas, sejam elas mais simples, ou muito complexas. Com 6GB de RAM e o Qualcomm Snapdragon 821 é um dos smartphones mais potentes no mercado, já que até o processador é a mais recente versão e a uma velocidade de 2,35GHz.

Há ainda a registar o desempenho do sensor de impressões digitais que não falhou uma única vez, até agora, em mais de duas semanas de utilização. Excelente.
O sistema operativo é o Oxygen OS 4.0.2, baseado no Android 7.0 Nougat, o que é uma nota positiva, já que já tem a última versão do Android 7.0 Nougat. Antes, a OnePlus usava o Cyanogen, que se destacava pelas personalização quase ilimitada possível e, felizmente, com a passagem para uma versão própria, a maioria da personalização ainda é possível.

É possível alterar a função dos botões touch do smartphone, que se encontram ao lado do botão home, dá até para desligar a função do botão home, entre tantas outras opções. Sem dúvida, uma versão do Android muito personalizável.

 

O OnePlus 3T possui uma bateria de 3.400 mAh, o que permite uma utilização frequente durante o dia embora tenha notado que a ser utilizado para se jogar os jogos a mesma não tenha uma grande capacidade de resistência. A bateria quando em utilização gastasse rapidamente, portanto prepare-se para necessitar de ter uma powerbnak sempre à mão.
O grande destaque porém, fica com o Dash Charge que é uma  tecnologia de carregamento rápido da OnePlus e que se o utilizador usar o carregador fornecido pela Oneplus conseguirá carregar pelo menos 60% nos primeiros 30 minutos, o que ajuda a  minimizar o problema com a autonomia.

Câmara

 

O Oneplus 3T vem equipado com duas câmaras, uma dianteira e outra traseira ambas com 16 megapixeis de resolução o que permite tirar fotos de grande qualidade e também a tão apreciada selfie que os utilizadores tanto apreciam mantendo uma qualidade acima da média. Chega com seis modos: timelapse, câmera lenta, foto, vídeo, panorama e manual, possui também a possibilidade de gravar em 4k. O OnePlus 3T cumpre todos os requisitos de um smartphone de topo: faz gravação em 4K (2160p), em Full HD (1080p) a 30 ou 60 quadros por segundos (fps) ou em HD (720p) em câmera lenta a 120 fps.
Para perceber a qualidade da câmara, nada melhor do que verificar as fotografias captadas pelo equipamento e pode ver as fotos originais na nossa página do Flickr:

Veredito: OnePlus 3T

 

Para quem procura um smartphone com funcionalidades e tecnologia de topo o Oneplus 3T é de facto um equipamento a ter em conta, pois muito dificilmente irá encontrar tal tecnologia tão abaixo dos 450 € em que muitos dos concorrentes têm valores bem acima do praticado por esta marca.
Se há equipamento que pode deixar as marcas premium preocupadas é, sem dúvida, o OnePlus 3T.
Pontos a Favor:
  • Preço
  • Especificações de topo
  • Dash Charge é incrivelmente rápido
Pontos Contra:
  • Bateria
  • Sem microSD
Desde já agradecemos à Gearbest a cedência do equipamento para análise e pode encontrar no site por pouco mais de 400€. Não se esqueça de encomenda através da Gearbest usando o método de envio “Priority Line”, para que o produto não passe na alfandega. Segue-se a nossa galeria de imagens:


Nenhum comentário: