terça-feira, 6 de junho de 2017

Baterias de automóveis elétricos da Renault têm segunda vida nos lares




A Renault anunciou um interessante programa de reutilização das baterias que equipam os automóveis elétricos. A ideia havia sido já implementada pela Tesla, com a marca francesa a aproveitar o conceito que faz parte já das soluções oferecidas pela Mercedes e pela Nissan.
A nova iniciativa da Renault conta com o apoio da Powervault, que numa fase inicial vão testar o sistema junto de meia centena de clientes. Se este teste tiver resultados positivos então será certo que o sistema chegue ao mercado numa escala alargada.
Os automóveis elétricos da Renault são conhecidos por no mercado estarem disponíveis com as baterias numa modalidade de aluguer, o que permite ao fabricante de automóveis uma monitorização contínua do estado da bateria e da sua conservação. Para um lar a marca francesa estima que finda a carreira da bateria poderá dar energia durante mais 10 anos a equipamentos doméstidos.
O novo projeto da Renault e da Powervault defende que a nova bateria será utilizada como um novo eletrodoméstico, estando à vista de todos.
Uma bateria de um automóvel elétrico deixa de ter interesse quando atinge a fronteira dos 70% de capacidade. Depois, há ainda um período de vida alargado e num formato mais compacto em aplicações domésticas.
O sistema que a Renault agora estuda baseia-se em lares que possuam outro sistema de geração alternativo à rede elétrica convencional. A marca francesa pretende assim captar todo o potencial de geração de sistemas eólicos ou solares.
Os primeiros testes do sistema de bateria da Renault e da Powervault terão lugar no Reino Unido, com um custo para os interessados de 3400 euros.

Nenhum comentário: